.................................Módulo identidade médica - Aprender a Aprender - ................................Professor Dr. Paulo Baptista

segunda-feira, 7 de abril de 2008

CIRROSE HEPÁTICA

Este é o estágio final dos danos causados pelo álcool ao fígado. A cirrose é uma forma de dano permanente e irreversível ao fígado. Esta fibrose leva a uma obstrução à passagem do sangue pelo fígado impedindo o fígado de realizar funções vitais como purificação do sangue e depuração dos nutrientes absorvidos pelo intestino. O resultado final é uma falência hepática. Alguns sinais de insuficiência hepática incluem acúmulo de líquido no abdômen - ascite (barriga d’água), desnutrição, confusão mental (encefalopatia) e sangramento intestinal,varizes esofágicas. Algumas destas condições podem ser contornadas por medicações, dietas e procedimentos especializados, mas o retorno à normalidade não é possível.

· Varizes esofágicas: o fluxo sanguíneo que vem do intestino através da veia porta, atinge o fígado e, depois de o atravessar, sai pelas veias hepáticas para atingir a veia cava superior e o coração. A estrutura do fígado desorganizada pela fibrose e pelos nódulos do fígado cirrótico, faz uma barragem à passagem do sangue, aumentado a tensão na veia porta. O sangue sob tensão, na veia porta, tenta através de curto-circuitos ( bypass ) colaterais atingir o coração. Esses vasos colaterais do estômago e do esófago formam varizes. Essas varizes, sobretudo as do esófago, podem dar origem a hemorragia grave.

· Encefalopatia: manifesta-se por alterações neurológicas que, podem ir de pequenas alterações do comportamento até à confusão mental e coma.

Capacidade regenerativa do fígado

A capacidade regenerativa do fígado é conhecida e até faz parte da mitologia grega. É possível retirar cirurgicamente mais de dois terços de um fígado normal e a porção restante tende a crescer até praticamente o tamanho normal, com um processo de multiplicação celular que se inicia logo nas primeiras 24 horas, através de mecanismo ainda não bem esclarecido (o mesmo acontece com o transplante hepático intervivos, aonde o receptor recebe uma porção do fígado do doador e depois ambos crescem). No entanto, a cirrose é o resultado de um processo crônico de destruição e regeneração com formação de fibrose. Nessa fase da hepatopatia, a capacidade regenerativa do fígado é mínima .
Dyego Beserra de Sousa

2 comentários:

Paulo Neves Baptista disse...

consegui entender como o etilismo causou a cirrose em Severino, mas precisamos entender como a cirrose causa os sintomas apresentados por Severinor.

Paulo Neves Baptista disse...

Parabéns pelas figuras do fígado, cirrose e paciente. Alguns textos estão longos, procurem resumir e só escrevam o que ainda não foi dito. Exemplo: sobre o que diego escreveu li em tal livro que .... = algum detalhe que diego não escreveu e você achou interessante. não ajuda repetir o que já foi dito mesmo que com outra redação.

paulo baptista