.................................Módulo identidade médica - Aprender a Aprender - ................................Professor Dr. Paulo Baptista

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Metabolismo do Etanol - efeitos sobre a célula do excesso de álcool etílico




Foto 1: trajetória do álcool no corpo
Foto 2: trajetória do álcool na célula
Foto 3: representação esquemática de biópsias hepáticas

Gente eu tentei colocar esse texto aqui de forma mais simples e legal de ler! achei muito interessante entender a base bioquímica do negócio!!

O álcool penetra em todos os tecidos, podendo causar lesões em qualquer órgão.

Trajetória do álcool ingerido no corpo humano:
1)absorvido sem ser alterado, pelo estômago e intestino delgado
2)5 a 10 minutos após a ingestão,já é detectado no sangue
3)Atinge concentrações sangüíneas máximas entre 30 a 90 minutos após a ingestão

* A ingestão prévia de leite ou gordura pode dificultar a absorção do álcool, e o jejum e a ingestão de água a facilita.

4)Praticamente a totalidade do etanol ingerido é modificado mediante oxidação a aldeído acético e, subseqüentemente, até a dióxido de carbono (C02) e água

* Menos de 10% podem ser eliminados pelo organismo sem transformações metabólicas, através dos pulmões e, em menor quantidade, pelos rins.

5)A oxidação ocorre principalmente no tecido hepático (95%), com liberação de energia (7,1 kcal/g)
6)A energia alcoólica é dissipada em forma de calor

* A "energia alcoólica", ao contrário de outras fontes energéticas (por exemplo, os lipídios e glicídios), não é armazenada deforma eficiente, dissipando-se como calor. O álcool é por isso chamado de fonte de "caloria vazia" ou não-aproveitável bioquimicamente.

Dano e desnutrição no alcoolista:

A ingestão alimentar adequada, não protege o alcoolista de complicações orgânicas. Em estágios avançados da sua doença, o alcoolista torna-se malnutrido por aproveitamento insatisfatório dos alimentos ingeridos e por déficit alimentar progressivo.
Segundo Morgan (1982): em alcoolistas ainda sem complicações orgânicas não há evidência de déficit na ingestão alimentar dos nutrientes protéicos glicídicos e lipídicos. Entretanto, já precocemente tem sido demonstrada uma deficiência de vitamina Bi e ácido fólico.
Segundo Lieber (1982): na evolução do alcoolismo, o indivíduo, mesmo com uma dieta normal, pode desenvolver complicações orgânicas estabelecendo-se uma desnutrição como conseqüência do efeito danoso direto do álcool e seus metabólitos nos tecidos.

Qual é o mecanismo para a produção do dano orgânico?
modelo: a célula hepática [onde acontece a maior parte da transformação bioquímica do etanol]

1)O etanol penetra no hepatócito
2)transformado através de três vias alternativas em aldeído acético.

* A via preferencial utiliza o sistema enzimático ADH + NADINADH no citosol celular produzindo aldeído acético.

3)acúmulo de NADH, gera-se urna importante alteração no potencial redox intracelular.

repercussões metabólicas pelo excesso de NADH:
3.1 - Hiperlactacidemia
A hiperlactacidemia pode ocorrer pela inversão na relação de piruvato/lactato com elevação do lactato no fígado e corrente sangüínea causando uma leve acido-se láctica e diminuição da excreção urinária de ácido úrico. Pode precipitar ataque de artrite gotosa em pacientes propensos à gota.

3.2- Elevação dos Níveis de Gorduras
Há elevação de glicerofosfatos, triglicerídios e ácidos graxos com acúmulo intra-hepático, originando esteatose e/ou esteatonecrose, que são o primeiro estágio da lesão hepática induzida pelo álcool. Simultaneamente ocorre uma hiperlipidemia às custas de triglicerídios à corrente sangüínea.

3.3- Inibição da Síntese Protéica
Há uma inibição generalizada na síntese protéica. Entretanto pode ocorrer um aumento de produção de uma proteína específica, o colágeno, principalmente na zona perivenular hepática, podendo acarretar a fibrose perivenular considerada como lesão precursora da cirrose hepática.

3.4- Desestruração no Sistema de Canais
A desestruturação no sistema de canais (microtúbulos) intracelulares que transportam as proteínas hepáticas para fora da célula provoca uma retenção hepática das chamadas "proteínas de exportaçào", com consequente hepatomegalia. A hepatomegalia pelo álcool é causada, em partes iguais, por acúmulo dessas proteínas "de exportação (50%) e de gordura (50%) nos hepatócitos.

3.5- Deformação e Disfunção Mitocondrial
A deformação e disfunção mitocondrial é conseqüência, mas, por sua vez, também é geradora de um acumulo de mais aldeído acético, ácidos graxos e diminuição na respiração mitocondrial--> o que pode levar à necrose celular.

3.6- Diminuição do Glutation
O glutation (OSH) é um dos sistemas de proteção hepática contra substâncias hepatotóxicas.
A segunda via de transformação do etanol é o Sistema MEOS localizado no Retículo Endoplasmático Liso (REL), que cresce proporcionalmente com o aumento na ingestão de etanol (indução enzimática) e tem papel muito proeminente nos alcoolistas "pesados", Acredita-se que nesses pacientes a hipertrofia do REL produza não só maior eficiência na eliminação do etanol, mas também de outras drogas que são, aí, também metabolizadas.
Isso causa uma tolerância cruzada do etanol com benzodiazepínicos, barbituratos, anestésicos e outras drogas. Outras conseqüências dessa hipertrofia do REL são a ativação acelerada de metabólitos tóxicos e a hipoxemia severa.
A terceira via de transformação do etanol ocorre em corpúsculos subcelulares denominados peroxissomas, utilizando o sistema enzimático das catalases. Essa terceira via parece ter menor importância do que as descritas.

3.7- Hipoxemia Severa
O consumo exagerado de oxigênio e outros nutrientes, como a vitamina A, causa hipoxemia severa à região perivenular, cegueira noturna e/ou disfunção sexual.

Resumindo: Além da profunda desorganização intracelular causada diretamente pelo etanol e aldeído acético, alterações em outros produtos metabólicos (hipoglicemia, cetonemia, hiperuricemia, hiperlipidemia) irão gerar conseqüências danosas a distância, em todo o organismo, numa verdadeira "reação em cadeia".


Fonte de Pesquisa:

Lara Capiberibe

Um comentário:

Saúde ao alcance de TODOS! Medicina UPE turma 90 disse...

eu me esqueci de colocar =]
Fonte de Pesquisa: http://www.mundobio.t5.com.br/arquivo.php?tipo=bioquimica&file=3

simmm... gente nessa mesma página ainda tem mta coisa interessante sobre a clínica da cirrose e sobre a interação com os medicamentos, que eu li, mas não tive tempo de simplificar e organizar pra colocar aqui no blog, então quem quiser fazer essa simplificação e organização pra colocar essa parte aqui para todos, será ótimo, pq eu li e achei mto legal!