.................................Módulo identidade médica - Aprender a Aprender - ................................Professor Dr. Paulo Baptista

domingo, 6 de abril de 2008

A Regeneraçao Hepática e a Cirrose
~ Histologia Básica - Junqueira.

Apesar de possuir um ritmo lento de renovação celular, o fígado possui uma capacidade de regeneração extraordinária. Em seres humanos esta capacidade é consideravelmente restrita, mas sua importância reside no fato de que partes de um fígado podem ser utilizadas em transplantes cirúrgicos.
O fígado regenerado é geralmente bem organizado, exibindo o arranjo lobular típico e, conseqüentemente função normalizada. No entanto, quando os hepatócitos são repetidamente agredidos durante um longo período, sua multiplicação é seguida de um aumento significativo na quantidade de tecido conjuntivo. Ao invés da organização normal dos lóbulos hepáticos ocorre a formação de nódulos de diferentes tamanhos, muitos dos quais sao visíveis a olho nu. Estes nódulos são compostos por uma massa central de hepatócitos em arranjo desordenado circundado por grande quantidade de tecido conjuntivo denso. Esta desorganização, denominada cirrose, é um processo progressivo e irreversível, levando à falencia do órgão e, frequentemente ao óbito. Trata-se de uma fibrose difusa, afetando todo o fígado, resultando de diversas condicões que afetam a arquitetura hepática.
A cirrose pode ocorrer como consequência de injúrias progressivas e duradouras aos hepatócitos, produzidas por agentes variados como etanol, drogas ou outros agentes químicos, hepatite viral (principalmente tipos B, C ou D) e doença hepática auto-imune. Em algumas regiões do mundo, a infecção pelo parasita intestinal Schistossoma é uma causa frequente de cirrose. Ovos desse parasita sao transportados pelo sangue venoso e ficam retidos nos sinusóides hepáticos, lesando os hepatócitos. (sendo agricultor poderia ter sido contaminado pelo parasita??? :P )
O dano hepático produzido pelo álcool é responsável por muitos dos casos e cirrose, porque o etanol é metabolizado primeiramente no figado. Alguns dos suspostos mecanismos patogênicos na lesão hepática induzida pelo álcool são a formação de radicais livres (provavelmente devido à peroxidação lipídica), a geração de acetaldeído, citocinas pró-inflamatorias e citocinas com a ação fibrogênica. O etanol também altera a regeneração hepática através de um mecanismo ainda desconhecido, favorecendo o desenvolvimento da cirrose.


~~~

Cirrose no fígado
~Anatomia orientada para clínica - Keith Moore.

Cirrose, a mais comum das muitas causas de hipertensão portal frequentemente se desenvolve em pessoas que sofrem de alcoolismo crônico. Cirrose alcoólica é caracterziada pelo aumento do fígado resultante de mudanças gordurosas e fibrosas. A face do figado cirrótico tem a aparência nodular, respondendo pelo termo descritivo coloquial "figado tacheado". O tecido fibroso envolve os vasos sanguíneos intra-hepáticos e os ductos biliares, tornando o figado firme, o que impede a circulaçao do sangue através dele.

O tratamento da cirrose pode incluir anastomose dos sistemas venosos portal e sistemico. Em um desvio porto-cava, a veia porta do figado é anastomosada com a veia cava inferior.


Transplante de figado

Uma pessoa com doença terminal do figado - como uma cirrose alcoólica intensa - pode escolher ter seu figado removido e substituído por um figado normal. Este procedimento pode aliviar a hipertensão portal e restaurar a função do figado; contudo, pode ser necessária a imunosupressão vitalícia com drogas.
Ingrid Pereira

Nenhum comentário: