.................................Módulo identidade médica - Aprender a Aprender - ................................Professor Dr. Paulo Baptista

sábado, 5 de abril de 2008

O que é cirrose hepática?
Cirrose é uma doença crônica do fígado que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sangüínea. Pode ser causada por infecções ou inflamação crônica dessa glândula. A cirrose faz com que o fígado produza tecido de cicatrização no lugar das células saudáveis que morrem. Com isso, ele deixa de desempenhar suas funções normais como produzir bile (um agente emulsificador de gorduras), auxiliar na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, entre outras.

Causas:

São várias as causas da cirrose:Hemocromatose (uma condição em que há acúmulo de ferro no corpo)
• Esteato-hepatite não-alcoólica (uma circunstância em que gordura e tecido de cicatriz se acumulam no fígado por razões ainda mal compreendidas)
• Hepatite auto-imune (uma circunstância em que o sistema imunológico do organismo reage contra o próprio fígado)
• Colangite esclerosante primária (uma doença dos grandes canais biliares)
• Cirrose biliar primária (uma doença dos pequenos dutos biliares)
•Doença de Wilson (uma doença rara do metabolismo do cobre)
• Atresia das vias biliares (uma doença dos dutos biliares nas crianças)
Dentre as mais comuns estão as hepatites crônicas( B ou C)e a alcoolica, que é o caso do Sr. Severino.Em homens, estima-se que o consumo de 60-80 gramas de álcool por dia por 10 anos estabelece risco para o desenvolvimento de cirrose (em mulheres, 40-60 g).

A cirrose pode ser suspeitada quando há achados clínicos ou laboratoriais sugerindo insuficiência hepatocítica. Esses podem ser sutis como fadiga ou hipoalbuminemia ou severos como hemorragia por varizes. De qualquer modo, a evidência de insuficiência hepatocítica requer atitude imediata pelos benefícios potenciais do tratamento e pelo prognóstico reservado da cirrose estabelecida.

Alguns sintomas apresentados pelo senhor Severino:

O fígado cirrótico tem sua capacidade diminuída em produzir proteínas do sangue e isso determina um acúmulo de líquidos no corpo, tipicamente nas pernas e pés (edema) e no abdome. (ascite). A ascite faz com que a barriga aumente. A ascite é também um meio rico para que bactérias cresçam, causando infecção que é chamada "peritonite bacteriana espontânea".
O edema provoca compressão dos terminais nervosos causando dores, por exemplo ,nas pernas.
A inabilidade em filtrar toxinas corretamente pode conduzir a uma circunstância chamada "encefalopatia hepática." Nos estágios iniciais de encefalopatia, os sintomas podem ser discretos ou difíceis de perceber, como dormir perturbado ou inversão do ritmo do sono (sonolência e/ou dormir durante o dia e insônia à noite). A encefalopatia hepática avançada está associada ao coma, a mais grave das complicações cirróticas. Clinicamente, o coma hepático pode determinar o aparecimento de diversos sintomas, representando deficiências das várias funções do órgão: hemorragias, icterícia acentuada, febre alta, tremores das mãos e dos dedos e alterações das funções nervosas, que podem, por exemplo, levar à confusão mental.

Outros sintomas:

Os pacientes com cirrose têm tendência a sangramento. Isto é um resultado de dois fatores: Primeiramente, os níveis das células de sangue (plaquetas) que são essenciais para a formação do coágulo podem estar severamente diminuídos. Em segundo, os fatores de coagulação sintetizados no fígado estão diminuídos.~
A bilirrubina, um dos pigmentos da bile, é normalmente transformada pelo fígado e excretada por meio de complexo processo metabólico. Na cirrose, esse pigmento fica retido no sangue e determina coloração amarelada da pele e da parte branca do olho (icterícia).
A cicatrização formando nódulos dificulta a passagem do sangue através do fígado. Em conseqüência, as veias em outras partes do corpo fora do fígado, que não são acostumadas a carregar volumes grandes do sangue, tornam-se engurgitadas (estas formações de sangue anormalmente expandidas são chamadas varizes). Um local onde as varizes são geralmente encontrados é o esôfago. Quando a pressão nas varizes alcança um determinado nível, seu rompimento pode causar sangramento maciço.
Quando o fígado está lesado, alguns processos metabólicos dos hormônios (principalmente os masculinos e femininos) não são executados adequadamente. No homem, o acúmulo de hormônios femininos no sangue pode levar à atrofia dos testículos e à diminuição do pêlos do corpo (especialmente os axilares). Também pode ocorrer aumento das glândulas mamárias (ginecomastia), diminuição do desejo sexual e da potência, infertilidade e dilatação dos vasos sangüíneos periféricos. A dilatação dos vasos sangüíneos aparece na pele como formações estreladas que lembram pequenas aranhas (telangiectasias)

Isabella Cardoso

Nenhum comentário: