.................................Módulo identidade médica - Aprender a Aprender - ................................Professor Dr. Paulo Baptista

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Respostas objetivas sobre a cirrose - Focando o nosso trabalho! =]







Gente, selecionei perguntas chaves, e tentei adaptar as respostas de forma bem objetiva só pra gente começar nossa pesquisa com "uma luz" ;] espero que ajude todos!
por enquanto tá bem superficial, mas vamos aprofundar bemmm muito aí! esse site em que eu encontrei as respostas tem bem mais informações então estou passando pra vocês também lerem!

fonte: http://www.hepcentro.com.br/cirrose.htm

1.O que é cirrose ? (Fotos 1,2,3)

A cirrose é, na verdade, o resultado de diversas doenças crônicas do fígado, que levaram a destruição gradual das células com houve formação de cicatrizes.
"A cirrose hepática pode ser definida anatomicamente como um processo difuso de fibrose e formação de nódulos, acompanhando-se freqüentemente de necrose hepatocelular. Apesar das causas variarem, todas resultam no mesmo processo."


2. A cirrose não é doença de alcoólatras ? ( foto 5 )

Etilismo (geralmente > 50g/dia)--> pode causar: Cirrose alcoólica, esteatose hepática, hepatite alcoólica.


O uso exagerado e crônico do álcool pode levar à cirrose, sendo que a probabilidade disso acontecer depende muito do tempo, da quantidade de álcool ingerido e da predisposição genética. De qualquer modo, é importante saber que a maioria das pessoas com cirrose hoje não são os alcoólatras, e sim os portadores de hepatite C. Outras causas comuns são a hepatite B, medicações tóxicas ao fígado, hepatite autoimune, esteato-hepatite não alcoólica, cirrose biliar, colangite esclerosante, hemocromatose e doença de Wilson. Há outras causas mais raras, mas infelizmente em cerca de 30% dos cirróticos não encontramos a causa.

3. Quais os sintomas da cirrose ? (foto 4)

O fígado é um órgão com grande reserva funcional, ou seja, só quando estiver muito comprometido leva ao aparecimento dos sintomas.

Porém, já com comprometimento pequeno das funções do fígado, podemos encontrar sintomas leves como fraqueza, emagrecimento, alteração menstrual em mulheres e impotência em homens, sangramentos em gengivas, inchaço nas pernas e na barriga. Nos casos mais graves, aumento do abdome por acúmulo de líquidos (chamado de ascite), pele e olhos amarelos (icterícia), aumento das mamas em homens, hematomas espontâneos na pele, sonolência, tremores, cãibras e confusão mental.


4. Existe tratamento para a cirrose ?

Não. O único tratamento para a cirrose é o transplante do fígado. A cirrose é a conseqüência de diversas doenças do fígado, que devem ser tratadas antes de se chegar à cirrose. Alguns tratamentos estão em estudo para evitar a progressão da doença, mas não há comprovação científica que justifique o seu uso.

5. Se não há tratamento, o que pode ser feito ?

Podemos dizer que há dois tipos de complicações da cirrose: as rápidas e as lentas. As lentas são o acúmulo de água na barriga (ascite), inchaço nas pernas, confusão mental e infecções. Essas complicações ocorrem quando o fígado está realmente muito ruim e o tratamento é muito difícil. As medicações devem ser cuidadosamente avaliadas por um especialista, pois muitas fazem mais mal do que bem. Pode ser necessário um transplante de fígado nessa fase.

As complicações "rápidas" e muito graves são o câncer de fígado e a hemorragia digestiva. São muito graves e com altíssima mortalidade. Mas isso pode ser evitado com o devido acompanhamento médico. O hepatologista usa de métodos de imagem e exames de sangue para detectar o aparecimento do câncer do fígado ainda na sua fase inicial, quando há possibilidade de cura. Também realiza exames periódicos para detectar o aparecimento de varizes no esôfago e indica tratamento com remédio ou por endoscopia para prevenir seu sangramento.


Lara Capiberibe

8 comentários:

Saúde ao alcance de TODOS! Medicina UPE turma 90 disse...

Errata: * gente onde eu coloquei foto 4, eu queria me referir à foto 5! e onde eu coloquei foto 5, eu queria me referir à foto 4!
foi mau!

queila disse...

• O que é cirrose?

Cirrose é o nome conferido a uma patologia que afeta um órgão, por destruição celular, transformando seu tecido em tecido fibroso (tecido cicatricial), por um processo comumente chamado fibrose ou esclerose. Geralmente o termo cirrose é utilizado para mencionar a cirrose no fígado (cirrose hepática).
Surge devido ao processo crônico e progressivo de inflamações decorrente de fibrose e formação de múltiplos nódulos, que caracterizam a patologia. É considerada uma doença terminal do fígado e a partir dela surgem diversas doenças diferentes, levando a complicações por causa da destruição das células hepáticas, da alteração da estrutura do fígado, com desorganização da arquitetura lobular e vascular do órgão, e do processo inflamatório crônico.
A cirrose é o resultado de um processo crônico de destruição e regeneração com formação de fibrose. Nessa fase a capacidade regenerativa do fígado é mínima.

O paciente Severino é etilista crônico e apenas há um mês percebeu algumas complicações. Isso ocorre porque no início não há praticamente nenhum sintoma, o que torna difícil o diagnóstico precoce da patologia, pois a parte ainda saudável do fígado consegue compensar as funções da parte lesada durante muito tempo.

• Quais as causas que levam à cirrose hepática?
Alcoolismo crônico
Hepatite viral (tipo B, C e D)
Hepatite auto-imune
Transtornos hereditários
o Deficiência de Alfa-1 Antripsina
o Fibrose quística
o Hemocromatose
o Doença de Wilson
o Galactosemia
o Doenças relacionadas com a armazenagem de glicógeno
Reação severa a medicamentos (fármacos)
Exposição a toxinas ambientais
esteato-hepatite não alcoólica
cirrose biliar
colangite esclerosante

• Sintomas da cirrose

Severino queixava-se de:


• Inchaço nas pernas e na barriga:
Conforme diminui a função hepática, menos proteína é produzida pelo órgão. Por exemplo: se produz menos albumina, proteína fundamental para a manutenção da pressão osmótica, necessária para a distribuição correta dos líquidos corporais entre o compartimento intravascular e o extravascular, localizado entre os tecidos, o que resulta em acumulação de água nas pernas (edema) ou no abdômen (ascites).


• Confusão mental
Encefalopatia hepática - processo causado pelo acúmulo de substâncias tóxicas que leva a um quadro neurológico que pode variar entre dificuldade de atenção e coma. A concentração de amônia no sangue está aumentada nos cirróticos, especialmente naqueles com encefalopatia. A amônia é produzida principalmente no intestino e deveria ser transformada em uréia pelo fígado e eliminada pelas fezes e urina. Essa amônia em excesso, no cérebro, afeta os neurotransmissores e portanto o funcionamento cerebral.



• Sonolência:
A sonolência pode ser causada por hiperosmolaridade celular que ocorre tanto por ausência ou deficiência da albumina, como por amônia em excesso no cérebro que afeta os neurotransmissores e, portanto, o funcionamento cerebral causando aumento da osmolaridade intracelular dos astrócitos. Nos dois casos há compressão dos terminais nervosos do sistema nervoso por edemas, causando a sonolência.

queila disse...

eu não achei o motivo dos outro sintomas... quem achar por favor poste, pois quero saber... bjos...

queila disse...

rferência bibliográfica:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrose_hep%C3%A1tica


http://www.aguaviva.mus.br/enfermateca/Patologias/Cirrose.htm

http://www.alfa1.org/portugues_info_alfa1_higado_cirrosis.htm

Unknown disse...

Jeniffer Mirelli
Vamos lá gente!
Bem, como as postagens de Lara e Queila já deixaram bem claro o que é a cirrose e as complicações que essa doença pode trazer, eu vou me prender mais a resolução dos sintomas que o Sr. Severino sentia. É importante ressaltar que os sintomas apresentados refletem o estágio avançado da doença. Pois é, a cirrose é um mal silencioso que só manifesta sintomas mais fortes quando a doença já provocou grandes danos ao fígado e, até mesmo, aos outros órgãos.
Tremores nas mãos
O álcool etílico, resultante de fermentação, destilação ou quaisquer metodologias aplicadas, é uma droga psicotrópica, que ingerida cai na corrente sangüínea, e no cérebro, produz efeitos danosos á saúde, por desencadear no organismo tolerância, dependência e crise de abstinência e, em conseqüência, a doença alcoolismo.
O organismo, com o hábito do álcool, como qualquer outra droga, adquire tolerância, necessitando maiores quantidades para obter o mesmo efeito. A síndrome de abstinência ocorre com a parada brusca, ou redução do uso do álcool, quando a pessoa já é dependente, caracterizando-se por tremores, distúrbios gastrointestinais, inquietação, que nos casos graves de abstinência severa chama-se de “delirium tremens”.

Inchaço das pernas e barriga
Na cirrose, há a formação de cicatrizes no interior do fígado, distorcendo toda a sua estrutura, o que prejudica o fluxo de sangue -importante lembrar que o fluxo de sangue do cirrótico já é todo problemático uma vez que há um excesso de produtos tóxicos provenientes da alimentação, da ingestão de alcool e do próprio fígado, que deveria eliminá-las . Com o fluxo reduzido, a pressão do sangue em todas as veias aumenta, o que chamamos de hipertensão portal. Essa hipertensão no sistema porta hepático ocasiona um extravasamento de plasma-isso por causa da permeabilidade do peritônio que se reflete como inchaço nas pernas, falta de ar (síndrome hepato-pulmonar), falência dos rins (síndrome hepato-renal), ascite e a dilatação de veias.

Queimação nas pernas
O acúmulo de líquido e substancias tóxicas que causa o inchaço nas pernas também provoca uma sensação de queimação nas pernas.

Encefalopatia hepática
Sonolência, confusão mental visão embaralhada e tremores
A concentração de amônia no sangue está aumentada nos cirróticos, especialmente naqueles com encefalopatia. A amônia é produzida principalmente no intestino e deveria ser transformada em uréia (ou glutamina, a partir de glutamato) pelo fígado e eliminada pelas fezes e urina. Essa amônia em excesso, no cérebro, afeta os neurotransmissores e portanto nos potenciais pós-sinápticos, aumento na captação de triptofano (cujos metabólitos, entre eles a serotonina, são neuroativos), redução no ATP com perda de energia e o aumento da o funcionamento cerebral. Os efeitos da amônia no cérebro incluem a redução osmolaridade intracelular dos astrócitos (pela formação de glutamina), que leva ao seu inchaço e vasodilatação cerebral. Esse edema vai culminar com alterações no comportamento (palavras inapropriadas, agitação, agressividade, comportamento bizarro), sonolência e tremores.
Tremores nas mãos
O álcool etílico, resultante de fermentação, destilação ou quaisquer metodologias aplicadas, é uma droga psicotrópica, que ingerida cai na corrente sangüínea, e no cérebro, produz efeitos danosos á saúde, por desencadear no organismo tolerância, dependência e crise de abstinência e, em conseqüência, a doença alcoolismo.
O organismo, com o hábito do álcool, como qualquer outra droga, adquire tolerância, necessitando maiores quantidades para obter o mesmo efeito. A síndrome de abstinência ocorre com a parada brusca, ou redução do uso do álcool, quando a pessoa já é dependente, caracterizando-se por tremores, distúrbios gastrointestinais, inquietação, que nos casos graves de abstinência severa chama-se de “delirium tremens”.

Inchaço das pernas e barriga
Na cirrose, há a formação de cicatrizes no interior do fígado, distorcendo toda a sua estrutura, o que prejudica o fluxo de sangue -importante lembrar que o fluxo de sangue do cirrótico já é todo problemático uma vez que há um excesso de produtos tóxicos provenientes da alimentação, da ingestão de alcool e do próprio fígado, que deveria eliminá-las . Com o fluxo reduzido, a pressão do sangue em todas as veias aumenta, o que chamamos de hipertensão portal. Essa hipertensão no sistema porta hepático ocasiona um extravasamento de plasma-isso por causa da permeabilidade do peritônio que se reflete como inchaço nas pernas, falta de ar (síndrome hepato-pulmonar), falência dos rins (síndrome hepato-renal), ascite e a dilatação de veias.

Queimação nas pernas
O acúmulo de líquido e substancias tóxicas que causa o inchaço nas pernas também provoca uma sensação de queimação nas pernas.

Encefalopatia hepática
Sonolência, confusão mental visão embaralhada e tremores
A concentração de amônia no sangue está aumentada nos cirróticos, especialmente naqueles com encefalopatia. A amônia é produzida principalmente no intestino e deveria ser transformada em uréia (ou glutamina, a partir de glutamato) pelo fígado e eliminada pelas fezes e urina. Essa amônia em excesso, no cérebro, afeta os neurotransmissores e portanto nos potenciais pós-sinápticos, aumento na captação de triptofano (cujos metabólitos, entre eles a serotonina, são neuroativos), redução no ATP com perda de energia e o aumento da o funcionamento cerebral. Os efeitos da amônia no cérebro incluem a redução osmolaridade intracelular dos astrócitos (pela formação de glutamina), que leva ao seu inchaço e vasodilatação cerebral. Esse edema vai culminar com alterações no comportamento (palavras inapropriadas, agitação, agressividade, comportamento bizarro), sonolência e tremores.

Unknown disse...

Jeniffer:
O tratamento baseia-se
habitualmente nos sintomas de apresentação do paciente.
Vitaminas e suplementos nutricionais promovem a cicatrização das células hepáticas lesadas e aprimoram o estado nutricional do paciente.
Antiácidos reduzem o mal-estar gástrico e minimizam a possibilidade de sangramento gastrintestinal.
Diuréticos poupadores de K+ são indicados para reduzir ascite, se presente, e minimizar as alterações hidroeletrolíticas.
Deve-se evitar completamente a ingestão de álcool.

Bibliografia:
http://www.medicinageriatrica.com.br
sites: scielo, hepcentro, wikipedia

Unknown disse...

Larissa Ventura( o lara está como apelido=})
Acredito que não tenha mais nada a se falar sobre cirrose, uma vez que encontrei os mesmos diagnósticos já tratados aqui. Ninguém ainda falou se as primeiras características de Severino (solteiro, agricultor) não tenham influência no fato de ele ser etilista crônico. Acredito que sim, uma fez que os relacionamentos afetivos são de grande importância para este caso. espero que não seja imaginação minha, mas ele podia se sentir só, e ter como única companhia o álcool. vale ressaltar que ele era agricultor, e como consideramos em sala, de Mirandiba; o fato de haver seca pode contribuir para o etilismo, na busca do esquecimento ou da aceitação. em cidades do interior, quando não se está trabalhando, em sua maioria, bebe-se.
bem aqui só falei das causas emocionais e da influência do meio.
quanto aos problemas de Severino:
tremores nas mãos e confusão mental deve-se à abstinência, que quando intensa é conhecida como "delirium tremens". Delirium é um diagnóstico inespecífico em psiquiatria que designa estado de confusão mental: a pessoa não sabe onde está, em que dia está, não consegue prestar atenção em nada, tem um comportamento desorganizado, sua fala é desorganizada ou ininteligível, a noite pode ficar mais agitado do que de dia. A abstinência e várias outras condições médicas não relacionadas ao alcoolismo podem causar esse problema. Como dentro do estado de delirium da abstinência alcoólica são comuns os tremores intensos ou mesmo convulsão, o nome ficou como Delirium Tremens. Um traço comum no delírio tremens, mas nem sempre presente são as alucinações tácteis e visuais em que o paciente "vê" insectos ou animais asquerosos próximos ou pelo seu corpo. Esse tipo de alucinação pode levar o paciente a um estado de agitação violenta para tentar livrar-se dos animais que o atacam. a visão embaralhada é causada pelo comprometimento no nervo óptico= retinite alcoólica.
uma das causas para que haja o inchaço da barriga é porque o álcool inibe a secreção de proteínas e água pelo fígado, assim, com o acúmulo há inchaço dos hepatócitos causando a hepatomegalia. A deficiência nutricional nos etilistas crônicos são freqüentes, devido à alteração na absorção e na digestão. A carência de tiamina, por exemplo, pode desencadear uma neuropatia periférica, caracterizada por parestesia de extremidades.
As neuropatias periféricas do alcoolismo, quer sejam devidas ao efeito tóxico ou ao déficit vitamínico(o que pode ser muito comum no ambiente em que Severino vive), são axoniopatias, ou seja, são devidas inicialmente a alterações do axônio, que podem ser seguidas por destruição da bainha de mielina e mesmo do corpo celular. Os sintomas mais freqüentes são parestesias, dores e déficit motor, iniciando-se nas porções mais distais e nos membors inferiores.
Quanto ao sono, achei que o etilista tem o sono superficial, opondo-se ao caso.
(espero que dê para entender.)
Larissa Ventura.

Unknown disse...

BOA NOITE!
TENHO UMA PESSOA DA FAMILIA QUE TEM SIRROCE SO QUE POR PROBLEMAS DE MEDICAMENTOS GRAVES (DEVIDOS FORTES DROGAS QUE ESSA PESSOA TEVE QUE TOMAR PARA ABAIXAR A CARGA VIRAL DO VIRUS HIV) DEVIDO ISSO ACABOU COM O SEU FIGADO.
GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO E E VER FOTOS SE TIVER.
DESDE DE JA GRATA
THAMIRES DOS SANTOS